Folhados de Tavira
Visite o novo docesecompanhia.net


Fonte: CM Tavira

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de boa qualidade
  • 50 g de margarina para folhados
  • 35 g de banha
  • 4 ovos
  • 100 g de fermento em pó
  • sal e água

Confecção:

  1. Deita-se a farinha num alguidar de barro vidrado. Junta-se uma colher de sopa de fermento em pó, um terço da margarina, a banha e água suficiente. Tempera-se com sal e mistura-se. Por fim, os ovos, um a um, envolvendo e amassando muito bem.
  2. Estende-se a massa com o rolo, ficando com a espessura de um dedo. Por cima dispõe-se a margarina em falhinhas. Dobra-se a massa e volta-se a estender, mas sem margarina. (É sempre da mesma maneira: estende-se um rectângulo e dobra-se ao meio, mas troca-se as dobras de cada vez.)
  3. Estende-se com o rolo e cortam-se quadrados. Em cada um deita-se um bocado de fermento em pó e juntam-se as pontas, apertando com a mão. Voltam a estender-se com o rolo. Cortam-se tiras com dois centímetros de largura e o comprimento que tiver. Envolve-se a tira num pau da grossura de um lápis sobrepondo a massa. Num tabuleiro untado, põem-se ao alto, os rolinhos, que vão ao forno a cozer. À parte, faz-se uma calda com 550 g de açúcar e 250 g de água. Leva-se ao lume, num tacho, até obter ponto de pérola fraquinho. Deixa-se arrefecer a calda e passam-se os folhados pelo xarope. Depois envolvem-se em papel celofane.



:: Receitas
   Entradas
   Cocktails
   Saladas
   Sopas
   Carnes
   Peixes
   Marisco
   Sirva com...
   Doces e bolos
:: Especiais
   Natal
   Dia São Valentim
   Páscoa
:: Vegetarianas
   Natal
:: Úteis
   Promoções
   Cursos Formação
   Massa Corporal
   Newsletter  Subscreva a nossa newsletter!
   Recomendar
   Notícias
:: Publicidade

© 2002-2010, Doces & Companhia - Política de Privacidade