Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se estiver a fazer uma refeição para apenas 12 pessoas, é expectável que sobre bastante presunto. Eu asseguro que isso não será um problema, vocêpresunto caramelizado laranja pode dividi-la e dar aos seus convidados um pouco de "quentinha" para levar, ou guardá-lo para todos os tipos de sobras. Presunto e sopa de lentilhas, sanduíches de presunto, presunto frito e ovos.

Você também pode usar um presunto 1/2 e cortar o esmalte - basta usar 1/2 do frasco de geléia. O tempo de confecção pode ser ligeiramente inferior, mas não de forma significativa. Da mesma forma, se o presunto é muito grande, mesmo um de 8 kg vai ficar bem com esta quantidade de geleia e o tempo de confecção deve ser o mesmo, talvez mais alguns minutos.

A coisa fantástica sobre um bom presunto é que é quase impossível cozinhá-lo demais. Caso ficar mal cozido não há risco de segurança alimentar, mas vai ficar a perder a crosta e a doçura salgada. É ferfeito para pessoas que estão pouco acostumadas a cozinhar grandespedaços de carne.

A outra coisa maravilhosa é que o presunto não é exigente com sua temperatura de serviço. Assim, você pode caramelizado bem antes do tempo e servir à temperatura ambiente. Ou, uma vez feito, mantê-lo coberto no forno a baixa temperatura (100º C), até 2 horas.

Recomendo investir numa forma descartável de folha de alumínio para cozinhar no forno o presunto. Economiza-se na lavagem e é um ótimo lugar para armazenar posteriormente o presunto no frigorífico.

Ingredientes (12 a 20 pessoas): 


  • Uma perna inteira de presunto com osso (cerca de 6 kg)
  • um pequeno punhado de cravinho
  • 1 frasco de geléia de laranja  (500 g)
  • 3-4 raminhos de alecrim, folhas colhidas
  • alecrim extra para decoração, opcional

Preparação:presunto caramelizado laranja2

 1. Pré-aqueça o forno a 200º C.

2. Com uma faca afiada, corte cuidadosamente a pele dura do lado de cima do presunto, deixando tanta quanta gordura deliciosa que puder.

3. Marcar o presunto em diagonal com cortes de cerca de 1 polegada distância. Certifique-se de cortar através da gordura e apenas na carne.

4. Pressione um cravo no centro de cada diamante.

5. Coloque numa assadeira ou forma de alumínio, envolvente, com o alecrim a decorar, se estiver desejar. Asse durante 20 minutos.

6. Enquanto isso, aqueça a geléia e as folhas de alecrim numa panela pequena até que ferva. Retire do lume.

7. Após o presunto cozinhar durante 20 minutos, despeje metade da mistura para a crosta preparada previamente no passo 6 por cima do presunto, espalhando bem com um pincel, colher ou um pequeno ramo de alecrim.

8. Retornar ao forno, virando assim a frente para a parte de trás por mais 20 minutos.

9. Esfregue no presunto a mistura remanescente para a crosta utilizando o método descrito no passo 7.

10. Leve ao forno por mais 20 minutos, lembrando para virar novamente.

11. Após o presunto assar durante 1 hora, retire-o do forno e regue com o molho a partir do fundo da panela colocando sobre a parte superior.

12. Leve ao forno por mais 20 minutos, lembrando para virar novamente.

13. Após o presunto assar durante 1 hora e 20 minutos deve estar feito. Deve esperar que fique adorável e profundamente caramelizado por cima. Se não, continuar a brasear e verificar a cada 10 minutos até ficar bem colorido.

14. Servir quente ou à temperatura ambiente.

Receita e foto: The Stone Soup