Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando uma receita pede para polvilhar carne na farinha antes de cozinhar, eusalada_requeijao_bife_crocante_vinagre_balsamico costumo esquecer-me, mas por algum motivo experimentei fazer isso nesta salada e fiquei muito impressionada com a linda textura crocante que deu à carne. Vale o esforço. Se precisar que a farinha seja sem glúten, de arroz ou batata ou até mesmo o milho, qualquer uma resulta.


Se não consegue ter ou encontrar chicória (radicchio) não se preocupe. Basta substituir pela sua alface favorita ou até mesmo uma salada de folhas mistas.

Ingredientes:

  • 300 g de uma peça de bife, finamente cortada em pedaços do tamanho de uma dentada
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico envelhecido
  • 1 cabeça de chicória radicchio ou de outra alface, folhas rasgadas
  • 200 g de requeijão (ricota)


Confecção:

Coloque uma frigideira grande em lume alto. Tempere bem a farinha e misture as peças de carne até estarem bem revestidas.
Aqueça suficiente azeite na frigideira para cobrir apenas a base. Quando começar a fazer fumo, frite rapidamente o bife virando uma vez ou duas vezes até ficar bastante dourado.
Escorra em papel absorvente.
Misture o vinagre balsâmico com 2 colheres de sopa de azeite extra virgem e tempere. Misture a alface de forma a que fique uniformemente distribuida pela salada.
Para servir, espalhe o requeijão em dois pratos. Cubra com folhas e a carne.

Receita e Foto: The Stone Soup