Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Para a preparação de cocktails é indispensável ter em casa um bar razoavelmente apetrechado, os copos são um utensílio essencial para servir as bebidas. flute champanhe festaComo irá constatar, após uma leitura atenta, cada cocktail, ou bebida, requer o seu copo próprio.

Assim, fizemos uma lista dos copos mais utilizados:

Copo Cocktail Copo de cocktail – Copo em forma de triângulo e com uma haste comprida (para assegurar a frescura da bebida) é utilizado para servir cocktails sem gelo.
Copo Champanhe Flute – Copo alto e esguio, este é o copo de champanhe por excelência, sendo que a sua forma elegante retém e exibe as bolhas que caracterizam esta bebida sumptuosa.
Copo Brandy Snifter ou copo para Brandy – Copo com uma haste curta e um formato arredondado, tipo balão, permite a concentração dos aromas no topo e o envolvimento das mãos em torno do copo, permite o aquecimento contínuo da bebida. Para além do brandy, é comum utilizá-lo para servir whisky, conhaque ou aguardente.
Copo Collins Copo Highball – Copo alto e estreito, também designado por Tumbler ou Collins, deve ser o escolhido para servir bebidas com gelo, excelente para servir long-drinks, tem cerca de 25 cl de capacidade. O copo Grand Collins ou Tall é mais alto e esguio e tem cerca de 30 a 35 cl de capacidade.
Copo Hurricane Hurricane – Este copo tem um formato que lembra o bolbo de uma lâmpada eléctrica e é especialmente utilizado para servir bebidas exóticas e tropicais.
Copo Margarita Copo para Margaritas – Especialmente desenhado para servir margaritas, distingue-se pelo seu formato largo e arredondado. Tem uma haste comprida e também pode ser utilizado para servir daquiris e outras bebidas com fruta.
Copo Rocks Copo Old-Fashioned ou Rocks – Copo baixo, direito, arredondado e pesado, é o ideal para servir whisky ou outros destilados on the rocks, ou seja, com um pouco de gelo.
Copo Vinho Copo para Vinho – Este copo possui uma haste fina e um formato arredondado, permite o envolvimento da mão em torno do mesmo. A sua abertura também é alargada para auxiliar a captação do aroma. Estes copos também se prestam para servir cocktails, principalmente copos de vinho elegantes e que possuam uma capacidade de 25 cl ou mais.
Copo Shot Copo para Shot – Sem dúvida o copo mais pequeno que se utiliza para servir bebidas, normalmente, serve apenas licores e bebidas puras e sem gelo, mas também existem tamanhos ligeiramente maiores que permitem a criação de shots com mais do que um ingrediente.
Copo Hot Drinks Copo para Bebidas Quentes – Estes copos dispõem de uma pequena haste e pega, indispensáveis para cocktails quentes, caso do Irish Coffee.

 

Fonte: BardotNet